solid words, liquid thoughts

cuca fundida.

Sunday, November 26, 2006

Geminianos tem fama de inconstantes. Eu acho tudo intriga da oposição, mas já me disseram que sou de lua. Então desenterrei escritos do meu caderninho de viagem que usei na Espanha esse ano.
Texto de 16/07/06


De lua

Eu tenho duas eus. Ta, na verdade eu tenho muitas, mas para o propósito desse texto, vamos considerar que são apenas duas. Uma classificação não exclui necessariamente a outra.

Eu gosto de chamá-las de a Passional e a Racional. Elas estão sempre brigando pela dominância dentro de Mim. Mim é como chamo o conjunto todo (sinapses, carne e espírito abstrato) que habita esse mundo e interage com ele.

É fácil saber quando a Racional está no comando, ela é a cientista fria e calculista, a observadora distante (na medida do possível) do comportamento desses animais que esquecem que o são, os tais dos humanos. Seu humor é ácido, cruel e certeiro.

Já a Passional é mais mutável. Ela chora (muito), ri mais ainda, sente raiva num grau que a consome, causando dor no estômago e garganta inflamada na pobre de Mim e paixão de tremer, perder a fome e suar frio.

Funciona assim: quando Mim sofre um choque moderado, desses quase cotidianos, a Passional toma conta de Mim, intensificando suas percepções astronomicamente até a Racional voltar ao páreo. Quando o choque ultrapassa o limite do suportável, a Racional é soberana e as percepções de Mim se reduzem ao nível basal de sobrevivência até a Passional voltar a si.

E assim se estabelece um ciclo contínuo, de altos e baixos, esquerdas e direitas, girando em torno de um eixo de equilíbrio em rotação.

Dizem por aí que essa tal de Mim não tem um humor muito estável. Mentira, é apenas uma questão de se distanciar o suficiente para poder ver que o equilíbrio é dinâmico.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home