solid words, liquid thoughts

cuca fundida.

Wednesday, May 24, 2006

Espelhos da Alma

Eu nunca vou esquecer que um dia ele me falou: Nós vemos nos outros nossos próprios defeitos. Aquilo ficou tatuado no meu peito, como couro de boi marcado a ferro quente, a cicatriz profunda entre as outras tantas que a vida deixa na pele (Será que é por isso que as pessoas se tatuam? Para disfarçar as cicatrizes?).

Talvez eu brigue tanto com a minha mãe porque no fundo somos iguais. Ah, nossos pais. Nós tentamos nos rebelar, mas sempre vem alguém estragar tudo nos dizendo o quanto somos a imagem deles (cuspido e escarrado). Somos muito mais parecidos com eles do que temos a coragem de admitir (esculpido em Carrara). Com a idade, o desprezo adolescente transforma-se em orgulho da semelhança.

É a desilusão de perceber que nossos primeiros (e maiores) heróis são apenas humanos (Se nossos heróis nos decepcionam, como poderíamos ser perfeitos?) e a capacidade de amá-los mais ainda por o serem.

Desde que ele me disse aquilo, passei a criticar os outros com cautela. Não são os olhos que são espelhos da alma, pois passei a ver com outros olhos depois daquela conversa e minha alma ainda continua, o espelho deve ser o que os olhos nos mostram. O difícil é enxergar o que realmente vemos e não o que esperamos ver.

4 Comments:

  • At 23:38, Blogger Carol / Cóga said…

    Cara Mari, que engraçado...estava conversando exatamente sobre isso ontem...que o que irrita a gente nos outros são coisas que a gente tem...e que nossos medos podem ser nossos desejos...
    bjs!

     
  • At 11:25, Anonymous Anonymous said…

    Mari,

    Parabéns pelo texto. encontrei ele pela Net e, acredite, é EXATAMENTE o que estava usando em um trabalho literário meu. Vc me permite usar suas palavras? Ficaram ótimas... Claro que darei os devidos créditos.... E, se um dia virar um best-seller, prometa que não vai me processar, ok???? Um abraço!

    Guilherme (Maceió, AL)

     
  • At 11:30, Anonymous Anonymous said…

    Desculpa, não informei meu e-mail.

    encenagmr@yahoo.com.br

    Vamos nos falando? Acho que vc vai gostar do que estou escrevendo. Tem msn? orkut? alguma forma de nos falarmos?

    Um abraço,

    Guilherme.

     
  • At 21:07, Anonymous Anonymous said…

    oi querida,
    respondendo seu scrap,
    eu estou ok, com altos e baixos.
    meio lalala.
    essa semana vai ser tranquila, vou ver se t escrevo,
    bj,
    Gabi

     

Post a Comment

<< Home