solid words, liquid thoughts

cuca fundida.

Thursday, May 11, 2006

É tudo uma questão de visão

Meu amor, você se lembra quando o mundo era mágico e nós éramos inocentes? As coisas tinham contorno nítido, definido. Agora não sou apenas eu, você também se tornou míope. E não se fazem lentes para o nosso grau.

O professor alemão falou que na língua dele as pessoas dizem coisas com advérbios que nós dizemos com verbos. E os provérbios, como ficam? Santo de casa não faz milagre, a moça peruana me disse após o treino. Não faz mesmo. Se fizesse, a gente enxergava direito. Porque é muito fácil ver o trem descarrilando com os outros lá dentro, mas quando é com a gente, nós não percebemos até acontecer. E aí pedimos desculpas ao condutor, não tinha como prestar atenção, a paisagem era tão linda.

Mas não são os aduladores que me decepcionam, com suas máscaras de vidro partido. Quem enxerga através de vidro trincado só pode ver distorcido, não espero deles nada além do que já me deram. O triste é perceber que aqueles que te guiaram sãos e salvos quando você atravessava, cego, os campos de cacos de vidro da vida são os mesmos que te abandonaram sem rumo. A gente esquece que ninguém é perfeito e não consegue conciliar o lado maravilhoso com o decepcionante e perceber que no fundo são um só, estava bem ali, diante dos nossos olhos, o tempo todo. Precisamos de óculos novos.

Porque um dia a gente cresce e vê que o mundo não é tão preto e branco quanto nos ensinaram, e os tons de cinza se confundem. Eu fiquei velha demais para rebeldia adolescente e não consigo mais identificar qual música combina com o momento.

Preciso de ar puro, mas hoje em dia ele só vem poluído. Poluição sonora, não consigo distinguir as promessas verdadeiras das promessas-de-político. Devem ser elas que causam o efeito estufa (não é uma incoerência a gente achar normal que promessa de político não presta?). Vou tentar comprar ar puro na farmácia.

Tudo bem, com o tempo a gente se acostuma, cria anticorpos, o ser humano é um bicho tão adaptável. E é isso que me tira o sono à noite.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home